SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número2Caminhos alternativos ao desenvolvimento econômico: uma análise comparativa entre Brasil e India na era do neoliberalismoEconomia e interdisciplinaridade: uma abordagem em sistemas abertos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Brazilian Journal of Political Economy

versão impressa ISSN 0101-3157versão On-line ISSN 1809-4538

Resumo

IANONI, MARCUS. Interesses financeiros e captura do Estado no Brasil. Rev. Econ. Polit. [online]. 2017, vol.37, n.2, pp.324-342. ISSN 1809-4538.  https://doi.org/10.1590/0101-31572017v37n02a04.

O trabalho explora a avaliação de (Bresser-Pereira, 2007) de que a política macroeconômica brasileira exprime a captura do Estado por uma coalizão de interesses rentistas e financistas, que também influencia a regulação financeira. Para tanto, analisa duas agências de relacionamento com investidores, do Banco Central e do Tesouro Nacional, e uma agência de promoção de investimentos formada por reguladores e regulados. Argumenta que essas agências estreitam a comunicação e canais de formulação de políticas entre reguladores e regulados; atestam a influência das instituições financeiras nas decisões de políticas públicas; e corporificam convergência de interesses entre investidores financeiros e Estado. Conclui avaliando que a tesa da captura da política macroeconômica é plausível e deve ser pesquisada de modo sistêmico.

Palavras-chave : Interesses financeiros; teoria da captura; relações com investidores; Banco Central; Tesouro Nacional; Best Brazil.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )