SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número3Das explicações para a quase estagnação da economia capitalista no BrasilTeorias econômicas marxistas e a Grande Recessão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Brazilian Journal of Political Economy

versão impressa ISSN 0101-3157versão On-line ISSN 1809-4538

Resumo

MEDEIROS, CARLOS AGUIAR DE  e  TREBAT, NICHOLAS M.. Transformando Recursos Naturais em Vantagem Industrial: o Caso da Indústria de Terras Raras na China. Brazil. J. Polit. Econ. [online]. 2017, vol.37, n.3, pp.504-526. ISSN 1809-4538.  https://doi.org/10.1590/0101-31572017v37n03a03.

Este artigo analisa o desenvolvimento da indústria de terras raras da China, destacando o papel de iniciativas estatais na transição deste país de exportador de terras raras para grande consumidor industrial dessas matérias-primas. Tal como outras potências industriais no passado, a China se aproveita de suas reservas de matérias-primas estratégicas, disponíveis em grande quantidade e a baixo custo de produção no território chinês, para promover setores de maior valor agregado. Argumentamos que, no caso de terras raras, esta estratégia tem sido bem-sucedida, rompendo com uma divisão internacional clássico do trabalho que existia antes de 2000, em que a China exportava a maior parte de sua produção de terras raras para países ricos, e transformando as empresas chinesas em exportadores a jusante de produtos mais sofisticados.

Palavras-chave : terras raras; política industrial; progresso técnico; tecnologias verde.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )