SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número4Produtividade, gasto social e distribuição de renda na América LatinaBrasil: O custo do atraso no equacionamento da questão fiscal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Brazilian Journal of Political Economy

versão impressa ISSN 0101-3157versão On-line ISSN 1809-4538

Resumo

BRESSER-PEREIRA, LUIZ CARLOS. As duas formas de capitalismo: desenvolvimentista e liberal econômico. Brazil. J. Polit. Econ. [online]. 2017, vol.37, n.4, pp.680-703. ISSN 1809-4538.  http://dx.doi.org/10.1590/0101-31572017v37n04a02.

Este artigo argumenta que o Estado e o mercado são as principais instituições que regulam o capitalismo e, consequentemente, que a forma de organização econômica e política do capitalismo ou é desenvolvimentista ou é liberal. O artigo define Estado desenvolvimentista, o relaciona com a formação de uma coalizão de classe desenvolvimentista, e assinala que o capitalismo nasceu desenvolvimentista no mercantilismo, tornou-se liberal no século XIX e, depois de 1929, tornou-se novamente desenvolvimentista, mas agora democrático e social. Todas as revoluções industriais e capitalistas ocorreram no quadro do desenvolvimentismo, onde o Estado coordena o setor não competitivo da economia e os cinco preços macroeconômicos (que o mercado é incapaz de tornar “certos”), enquanto o mercado coordena o setor competitivo. Na década de 1970, uma crise abriu espaço para uma forma de capitalismo neoliberal ou financeiro-rentista. Desde a crise financeira global de 2008, a hegemonia neoliberal chegou ao fim e, a partir de então, estamos passando por um período de transição.

Palavras-chave : Capitalismo; desenvolvimentismo; liberalismo econômico; capitalismo financeiro-rentista.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )