SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número4Desmembramento de municípios: impactos sobre as eleições legislativas municipaisO impacto da política cambial chinesa no comércio exterior com a União Europeia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Brazilian Journal of Political Economy

versão impressa ISSN 0101-3157versão On-line ISSN 1809-4538

Resumo

SANTOS, ULISSES PEREIRA DOS. Distribuição regional dos atores do Sistema Nacional de Inovação e o desenvolvimento econômico: uma comparação internacional. Brazil. J. Polit. Econ. [online]. 2017, vol.37, n.4, pp.850-869. ISSN 1809-4538.  https://doi.org/10.1590/0101-31572017v37n04a11.

Acredita-se que os atores do Sistema Nacional de Inovação (NSI) influenciam e são influenciados por aspectos regionais, como a localização geográfica. Pautado nessa perspectiva, a performance científica, tecnológica e econômica de divisões subnacionais em nove países, desenvolvidos e subdesenvolvidos, é analisada neste trabalho. O objetivo é avaliar a hipótese de existência de maior concentração regional dos entes do NSI em países subdesenvolvidos. Os resultados sugerem que esta hipótese pode estar correta, dado que as atividades de C,T&I tendem a apresentar maior concentração regional nas regiões mais ricas dos países subdesenvolvidos aqui avaliados, em oposição ao que ocorre nos países desenvolvidos.

Palavras-chave : Sistema Nacionais de Inovação; desenvolvimento regional; desenvolvimento econômico; países em desenvolvimento.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )