SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número1As consequências da crise financeira internacional e a grande recessão na Argentina e no BrasilNovo(s) ponto(s) de partida: Marx, revoluções tecnológicas e mudanças na divisão centro-periferia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Brazilian Journal of Political Economy

versão impressa ISSN 0101-3157versão On-line ISSN 1809-4538

Resumo

RODRIGUES, WALDECY  e  SANTOS, NAYARA SILVA DOS. Karl Polanyi e o substantivismo no desenvolvimento econômico. Brazil. J. Polit. Econ. [online]. 2020, vol.40, n.1, pp.86-99.  Epub 21-Fev-2020. ISSN 1809-4538.  https://doi.org/10.1590/0101-31572020-2794.

Uma leitura da obra de Karl Polanyi possibilita uma visão mais ampla e plural do processo de desenvolvimento, para além da dimensão exclusivamente econômica. Este artigo tem como objetivo resgatar o aporte teórico de Karl Polanyi e sua contribuição para o entendimento do processo de desenvolvimento a partir de uma concepção plural e subs­tantiva da economia. Uma lição fundamental aprendida nesta pesquisa é que independentemente do sistema econômico de um país se deve atentar para a variedade institucional existente e a complexidade de seu mosaico cultural e social. O verdadeiro desenvolvimento só será conquistado se for estruturado com políticas públicas eficazes em promover esta heterogeneidade ao máximo bem-estar social possível.

Palavras-chave : Desenvolvimento econômico; Karl Polanyi; economia plural.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )