SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número3O desenvolvimentismo como modelo histórico-comparativo: de Friedrich List a Bresser-PereiraO debate sobre o modelo supermultiplicador de Sraffa e o futuro dos modelos heterodoxos de crescimento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Brazilian Journal of Political Economy

versão impressa ISSN 0101-3157versão On-line ISSN 1809-4538

Resumo

RAFFER, Kunibert. Friedrich List e a doença holandesa: dois lados da mesma moeda?. Brazil. J. Polit. Econ. [online]. 2020, vol.40, n.3, pp.493-509.  Epub 10-Jun-2020. ISSN 1809-4538.  https://doi.org/10.1590/0101-31572020-3118.

Comparando o problema de desenvolvimento de List com a doença holandesa, como generalizado por Bresser-Pereira, vemos algumas semelhanças. Embora a taxa de câmbio não tenha sido compreensível para List, ela é, entretanto, uma, se não a mais importante, determinante dos fluxos comerciais. Essa abordagem generalizada da doença holandesa é uma contribuição valiosa para o debate sobre políticas econômicas apropriadas nos países do Sul. Ela mostra uma maneira de combater desenvolvimentos ruins. Certamente merece mais discussão porque muitos países sofrem com isso. Os argumentos de Bresser se encaixam muito bem em outras abordagens não ortodoxas que também tentaram combater a ineficiência de mercados realmente existentes com propostas viáveis, que a ortodoxia suprimiu com sucesso. Esse artigo também faz uma proposta que possa ajudar países agro-exportadores.

Palavras-chave : Doença holandesa; List; indústria infante; abordagens não ortodoxas; taxa de câmbio.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )