SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue3Friedrich List and Dutch Disease: two sides of the same coin?Lights and Shadows: a Keynes’s view on the left author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Brazilian Journal of Political Economy

Print version ISSN 0101-3157On-line version ISSN 1809-4538

Abstract

OREIRO, Jose Luís da Costa; SILVA, Guilherme Jonas Costa da  and  SANTOS, Júlio Fernando Costa. O debate sobre o modelo supermultiplicador de Sraffa e o futuro dos modelos heterodoxos de crescimento. Brazil. J. Polit. Econ. [online]. 2020, vol.40, n.3, pp.510-531.  Epub June 10, 2020. ISSN 1809-4538.  https://doi.org/10.1590/0101-31572020-3049.

Este artigo tem como objetivo apresentar o recente debate sobre o Modelo Supermultiplicador Sraffian (SSM), que ganhou notoriedade no ambiente acadêmico após a polêmica entre Peter Skott (2016) e Marc Lavoie (2016, 2017) sobre a especificação da função de investimento dos novos modelos kaleckianos de crescimento e distribuição de renda. Lavoie usou o modelo SSM como uma tentativa de resgatar os modelos neo-kaleckianos das críticas devastadoras feitas por Peter Skott (2010) sobre a especificação da função de investimento. Nesse contexto, não apenas argumentaremos que essa operação de resgate não foi bem-sucedida, mas também questionaremos a capacidade dos modelos SSM de servir como um “fechamento alternativo” para modelos heterodoxos de crescimento e distribuição de renda, devido a três deficiências fundamentais da abordagem SSM, que são: (i) a hipótese de que o grau normal da utilização da capacidade produtiva é uma variável exógena; (ii) o investimento em expansão da capacidade é totalmente endógeno; e (iii) a aplicabilidade dessa abordagem a partir de uma estrutura de economia fechada. Também argumentaremos que os modelos kaldorianos de crescimento, que são um dos fundamentos teóricos da chamada Macroeconomia Desenvolvimentista, e modelos consistentes de fluxo de ações (SFC) parecem ser alternativas muito mais promissoras para o desenvolvimento de teorias heterodoxas de crescimento e distribuição de renda.

Keywords : Supermultiplicador sraffiano; modelos de crescimento heterodoxos; modelos consistentes de fluxo de estoque; macroeconomia desenvolvimentista.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )