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vol.37 número102ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS: DAS ESTRATÉGIAS DO GOVERNO DOS INFANTIS NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
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Cadernos CEDES

versão impressa ISSN 0101-3262versão On-line ISSN 1678-7110

Resumo

ARELARO, Lisete. A QUEM INTERESSA A ANTECIPAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL?. Cad. CEDES [online]. 2017, vol.37, n.102, pp.155-178. ISSN 1678-7110.  http://dx.doi.org/10.1590/cc0101-32622017173594.

Trata-se de estudo sobre o ensino fundamental de nove anos no estado de São Paulo, especialmente do ingresso de crianças de 5 e 6 anos de idade no 1º ano. Analisaram-se propostas de implantação de quatro governos municipais paulistas, a do governo estadual e a da Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). É pesquisa qualitativa, documental e bibliográfica. Foram realizadas visitas semanais às escolas e entrevistas com crianças, pais, professores, gestores escolares, conselhos de escola e sindicatos. Os resultados foram analisados à luz do direito à educação, da gestão democrática e da qualidade de ensino.

Palavras-chave : Ensino fundamental de nove anos; Política educacional; Direito à educação; Gestão democrática; Qualidade de ensino.

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