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Cadernos CEDES

versão impressa ISSN 0101-3262versão On-line ISSN 1678-7110

Resumo

AGUIAR, Maria Aparecida Lapa de; BRICHI, Caren Cristina  e  ZAPATA, Soraia Irrigaray. FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES NO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO: CONTINUIDADES, RUPTURAS E RESSIGNIFICAÇÕES. Cad. CEDES [online]. 2017, vol.37, n.102, pp.201-218. ISSN 1678-7110.  http://dx.doi.org/10.1590/cc0101-32622017173656.

As reflexões presentes neste trabalho são decorrentes de pesquisas que se centraram na análise de relatórios de Orientadores de Estudo (OEs) que atuaram no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) em Santa Catarina. Refletir sobre a formação do alfabetizador no Brasil ainda se constitui como uma demanda necessária e atual, com questões que acompanham essa temática há muitos anos: como alfabetizar? Que variáveis precisam ser consideradas? Quem é a criança das escolas públicas? O que pode favorecer a formação do alfabetizador e contribuir para o processo de escolarização das crianças?

Palavras-chave : PNAIC; Orientadores de Estudo; Alfabetização.

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