SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número102PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO COM CRIANÇAS DE SEIS ANOS NO ENSINO FUNDAMENTAL: DIFERENTES ESTRATÉGIAS, DIFERENTES CONCEPÇÕESEDUCAÇÃO INFANTIL E AMPLIAÇÃO DA OBRIGATORIEDADE ESCOLAR: IMPLICAÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO CULTURAL DA CRIANÇA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Cadernos CEDES

versão impressa ISSN 0101-3262versão On-line ISSN 1678-7110

Resumo

ROCHA, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da  e  RIBEIRO, Rosângela Benedita. A VIDA COTIDIANA E AS BRINCADEIRAS NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Cad. CEDES [online]. 2017, vol.37, n.102, pp.237-258. ISSN 1678-7110.  https://doi.org/10.1590/cc0101-32622017173572.

Discute-se se e de que forma a atividade lúdica tem integrado o currículo de primeiros anos do ensino fundamental. Para tal, apresentam-se resultados de pesquisa bibliográfica, realizada na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), articulados a resultados de pesquisa empírica, realizada em uma turma de primeiro ano de uma escola municipal. A partir desses, problematizam-se: (i) escassa inserção de brincadeiras no cotidiano escolar; (ii) identificação de algumas brechas em que elas ocorrem; (iii) predomínio de jogos de exercício e de regras; e (iv) baixa frequência, curta duração e simplicidade das brincadeiras de faz de conta.

Palavras-chave : Ensino fundamental de nove anos; Atividade lúdica; Teoria histórico-cultural.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )