SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número111ANÁLISE TEÓRICO-HISTÓRICA DAS PRODUÇÕES DE LEONTIEV E VIGOTSKI ACERCA DO DESENVOLVIMENTO DA MEMÓRIAO JOGO DOS SENTIDOS: ESTRUTURAS DUPLAS DA ARTE E A CATEGORIA DO SENTIDO EM VIGOTSKI índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Cadernos CEDES

versão impressa ISSN 0101-3262versão On-line ISSN 1678-7110

Resumo

DAMASCENO, Benito Pereira. CONTRIBUIÇÕES DOS ESTUDOS DE AUTORES SOVIÉTICOS PARA A PSICOLOGIA E A NEUROCIÊNCIA COGNITIVA CONTEMPORÂNEAS. Cad. CEDES [online]. 2020, vol.40, n.111, pp.156-164.  Epub 05-Ago-2020. ISSN 1678-7110.  https://doi.org/10.1590/cc.246602.

Os autores soviéticos introduziram o conceito de “mente” como sistema funcional complexo (SFC) de origem histórico-cultural, confirmado e avançado pela psicologia e pela neurociência cognitiva atual. Como SFC, o ato mental é um conjunto dinâmico de operações abstratas processadas em diversas regiões cerebrais interconexas, cada uma contribuindo com uma operação específica, como ocorre na memória e na solução de problemas. Os SFC constroem-se na atividade prática psicossocial do indivíduo, mediada por pessoas e signos, cuja privação, em períodos críticos do desenvolvimento mental-cerebral, pode ser catastrófica.

Palavras-chave : Cognição; Psicologia soviética; Sistema funcional complexo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )