SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número1O Clube dos 13 e o novo cenário do futebol brasileiro: uma análise a partir dos campeonatos baiano, Goiano, Paranaense e PernambucanoInfluência das restrições na lealdade dos espectadores de futebol: Sport Lisboa e Benfica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Ciências do Esporte

versão On-line ISSN 2179-3255

Resumo

COSTA, LUCIANE CRISTINA ARANTES DA; VISSOCI, JOAO RICARDO NICKENIG; MODESTO, LARISSA MENEZES  e  VIEIRA, LENAMAR FIORESE. O sentido do esporte para atletas de basquete em cadeiras de rodas: processo de integração social e promoção de saúde1. Rev. Bras. Ciênc. Esporte [online]. 2014, vol.36, n.1, pp.123-140. ISSN 2179-3255.  https://doi.org/10.1590/S0101-32892014000100009.

Este estudo objetivou analisar o esporte adaptado enquanto processo de integração social e qualidade de vida de atletas de basquete em cadeiras de rodas. A população alvo foram 25 atletas de três equipes esportivas do Estado do Paraná. Foram instrumentos: Questionário de qualidade de vida WOOQHL Bref, Inventário de Habilidades Sociais, Questionário de Ambiente de Grupo e entrevista semiestruturada. Os resultados indicaram: os atletas possuem uma boa qualidade de vida e um bom repertório de habilidades sociais, contudo necessitando de atenção específica em situações de exposição a desconhecidos e autocontrole da agressividade; em relação à coesão do grupo, o foco concentrou-se na tarefa do que relacionado à integração social; as variáveis de integração social e autocontrole da agressividade explicaram positivamente a qualidade de vida dos atletas. Conclui-se que: o esporte adaptado contribuiu para o desenvolvimento das habilidades sociais e da integração social, tendo impacto positivo na percepção de qualidade de vida dos atletas.

Palavras-chave : Esporte adaptado; habilidades sociais; integração social; qualidade de vida.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )