SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número3Futebol e a construção da imagem de treinadores pela mídia: um estudo a partir das notícias de um site de grande visitação na webEfeito de três periodizações do treinamento aeróbio sobre o limiar ventilatório índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Ciências do Esporte

versão impressa ISSN 0101-3289versão On-line ISSN 2179-3255

Resumo

PALMA, Alexandre; VILACA, Murilo Mariano  e  ASSIS, Monique Ribeiro de. Excertos sobre o sedentarismo. Rev. Bras. Ciênc. Esporte [online]. 2014, vol.36, n.3, pp.656-662. ISSN 2179-3255.  http://dx.doi.org/10.1590/2179-325520143630009.

O sedentarismo tem sido tratado como algo perfeitamente determinável, objetivo e, portanto, que pode ser apreendido. Por outro lado, o conceito de sedentarismo ainda permanece questionável e, por conseguinte, os instrumentos mostram-se inconsistentes. Neste sentido, o objetivo do presente estudo foi mostrar que diferentes discursos de verdade vêm concorrendo por esse conceito, o que nos motiva a pensar qual é a verdade ou, até mesmo, se há alguma verdade sobre ele. Após apresentarmos diferentes possibilidades de compreender o sedentarismo, através do uso de aforismos, entendemos que postular um discurso como verdade talvez apenas signifique que as pessoas nele creem e que há uma vontade de verdade como uma vontade voltada para o poder.

Palavras-chave : Estilo de vida sedentário; Ciência; Saúde; Comportamento de redução do risco.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )