SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número3O livro como ferramenta pedagógica para a inserção da educação física e da ginástica no ensino público primário paranaense (fim do século XIX e início do século XX)Perfil de formação continuada de professores de Educação Física: modelos, modalidades e contributos para a prática pedagógica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Ciências do Esporte

versão impressa ISSN 0101-3289versão On-line ISSN 2179-3255

Resumo

TENORIO, Kadja Michele Ramos et al. Propostas curriculares para Educação Física em Pernambuco: entendimentos acerca do esporte. Rev. Bras. Ciênc. Esporte [online]. 2015, vol.37, n.3, pp.280-288. ISSN 2179-3255.  https://doi.org/10.1016/j.rbce.2015.05.003.

Analisamos como o tema esporte foi abordado nas propostas curriculares para educação física no Estado de Pernambuco de 1989 a 2013, por via de uma pesquisa documental que teve como fontes de dados documentos oficiais da Secretaria de Educação e usou a análise de conteúdo categorial por temática. Identificamos a perenidade dos fundamentos do objeto de estudo da cultura corporal e do tema esporte em todas as propostas analisadas. Compreendemos que houve um esforço dos professores para que o esporte não fosse uma mera reprodução do esporte de alto rendimento. Entretanto, identificamos que esse nem sempre foi acompanhado por uma coerência entre a intencionalidade pedagógica para com o tema, sua organização de conteúdos e a metodologia proposta.

Palavras-chave : Educação física; Escola; Currículo; Esporte.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )