SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue1Perceptions and uses of history in a work: reviewing the collective of authors author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Ciências do Esporte

Print version ISSN 0101-3289On-line version ISSN 2179-3255

Abstract

COSTA, Marcelo Adolfo Duque Gomes da  and  ALMEIDA, Felipe Quintão de. O corpo intensivo e a educação física. Rev. Bras. Ciênc. Esporte [online]. 2018, vol.40, n.1, pp.3-9. ISSN 2179-3255.  https://doi.org/10.1016/j.rbce.2017.06.002.

O artigo discute o conceito de corpo paradoxal, como proposto pelo filósofo português José Nuno Gil. Para ele, o corpo está apoiado em um estatuto ontológico no qual não seria um mero coadjuvante da existência humana, objeto do qual reclamar posse pela razão ou pela cultura, mas, sim, um corpo intensivo. Para tanto, evidencia a relação que esse conceito estabeleceu com a noção de corpo sem órgãos (CsO), como elaborado por Gilles Deleuze e Felix Guattari. Defende a ideia de corpo intensivo no horizonte cognitivo do campo da educação física, perspectiva que possibilitaria uma educação física menos preocupada com a repetição e mais com a experimentação.

Keywords : Corpo; Educação física; Epistemologia; Linguagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )