SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número4Medindo a percepção de profissionais latino-americanos sobre a qualidade da educação físicaSatisfação com a vida e status social subjetivo em atletas de futsal e futebol de campo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Ciências do Esporte

versão impressa ISSN 0101-3289versão On-line ISSN 2179-3255

Resumo

COSTA, Luciane Cristina Arantes da et al. Tecendo relações entre a motivação para as aulas de educação física e o Ideb. Rev. Bras. Ciênc. Esporte [online]. 2018, vol.40, n.4, pp.370-373. ISSN 2179-3255.  https://doi.org/10.1016/j.rbce.2018.03.018.

Os problemas relacionados ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), principalmente no que se refere ao ensino de má qualidade e à estrutura física inadequada das escolas, podem interferir na motivação nas aulas de educação física.

Objetivo:

Este estudo objetivou investigar a motivação dos alunos de educação física das escolas estaduais de Maringá-PR.

Método:

Foram selecionadas duas escolas para participação no estudo, uma delas com menor e outra com maior Ideb; para análise da motivação dos alunos usou-se o questionário de Necessidades Psicológicas Básicas na Educação Física Escolar (BPNES), analisados a partir do software SPSS versão 20.0, considerando o valor de p < 0,05.

Conclusão:

Os resultados demonstraram que em geral os escolares de maior Ideb tiveram uma motivação superior na dimensão competência. Quando comparados os sexos dos participantes, não houve diferenças significativas.

Palavras-chave : Motivação; Educação física; Ideb.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )