SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número3Dança para pessoas com deficiência: um possível elemento de transformação pessoal e socialConsiderações acerca de representações de práticas corporais nas obras confucianas Registro dos ritos e Discursos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Ciências do Esporte

versão impressa ISSN 0101-3289versão On-line ISSN 2179-3255

Resumo

BAGNARA, Ivan Carlos  e  FENSTERSEIFER, Paulo Evaldo. Relação entre formação inicial e ação docente: o desafio político da educação física escolar no centro do debate. Rev. Bras. Ciênc. Esporte [online]. 2019, vol.41, n.3, pp.277-283.  Epub 16-Set-2019. ISSN 2179-3255.  http://dx.doi.org/10.1016/j.rbce.2018.04.013.

Com o objetivo de compreender como a formação inicial (FI) problematizou os temas relacionados à responsabilidade da escola e da educação física escolar (EFE), desenvolvemos uma pesquisa-ação com dois professores de educação física (EF). Os resultados indicam haver certa orfandade política acerca do sentido da escola e da EFE, muito em conta pela superficial compreensão sobre o tema propiciada pela FI. E na política, não tendo vácuo, a ausência de entendimento dos preceitos republicanos e do lugar da escola numa sociedade republicana deixa margem para outras proposições. Assim, para constituir essa tradição, é preciso enfrentar em toda e qualquer oportunidade o desafio político da EFE, para que, se esse for o desejo, seja possível avançar na instituição de sentidos republicanos para a escola e para a EFE.

Palavras-chave : Educação superior; Escola republicana; Formação de professores; Política.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )