SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número4Clube Atlético Mineiro e Cruzeiro Esporte Clube como experiência de lazer em bares da cidade de Montes ClarosDeep Water Running na melhoria da capacidade funcional em universitários obesos: estudo piloto índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Ciências do Esporte

versão impressa ISSN 0101-3289versão On-line ISSN 2179-3255

Resumo

OLIVEIRA, Rodrigo Falcão Cabral de; MELO, Marcelo Soares Tavares de; OLIVEIRA, Sávio Assis de  e  SOUZA JUNIOR, Marcílio. Concepção e ensino do esporte no Programa Inspiração Internacional: compreensão e ações pedagógicas. Rev. Bras. Ciênc. Esporte [online]. 2019, vol.41, n.4, pp.391-398.  Epub 13-Dez-2019. ISSN 2179-3255.  https://doi.org/10.1016/j.rbce.2018.03.031.

Objetivamos analisar a concepção e o ensino do esporte presentes no Programa Inspiração Internacional em escolas públicas no Estado de Pernambuco. Fizemos uma pesquisa qualitativo-descritiva com base na hermenêutica dialética e caracterizada como bibliográfico-documental com inserção no campo, por meio de entrevista semiestruturada com professores, alunos e gestor do Programa. Identificamos uma priorização na compreensão e prática pedagógica do esporte no viés do lazer e da escola. Compreendemos que programas desse tipo devem primar por uma maior integração com os currículos das escolas, articular-se melhor com o Projeto Político-Pedagógico das instituições para, assim, potencializar suas contribuições educacionais.

Palavras-chave : Escola; Esporte; Ações pedagógicas; Ensino.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )