SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42Análise do ataque do jogador de ponta no voleibol brasileiro masculinoImplicações da dieta hiperlipídica e do exercício de natação sobre os parâmetros imunológicos em ratas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Ciências do Esporte

versão impressa ISSN 0101-3289versão On-line ISSN 2179-3255

Resumo

CALHEIROS, David dos Santos; CAVALCANTE NETO, Jorge Lopes; MELO, Flávio Anderson Pedrosa de  e  MUNSTER, Mey de Abreu van. Perfil sociodemográfico de praticantes de handebol em cadeira de rodas. Rev. Bras. Ciênc. Esporte [online]. 2020, vol.42, e2004.  Epub 15-Maio-2020. ISSN 2179-3255.  http://dx.doi.org/10.1016/j.rbce.2018.07.004.

Objetivou-se caracterizar o perfil sociodemográfico de praticantes de handebol em cadeira de rodas (HCR) no Brasil. Trata-se de um estudo descritivo, feito com 105 sujeitos. Aplicou-se um questionário elaborado para o estudo, analisado através de estatística descritiva. Constatou-se que a maioria dos praticantes não exercia atividade laboral e tinha o ensino médio completo. Grande parte dos atletas praticou esportes durante a infância e antes da aquisição da deficiência. Contudo, seus treinamentos acontecem numa frequência inferior ao que se recomenda para esportes de rendimento. Conclui-se que o HCR ainda é um esporte em ascensão e executado de forma amadora no país e necessita de maior fomento.

Palavras-chave : Deficiência; Esporte; Esporte adaptado; Educação física adaptada.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )