SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42Perfil sociodemográfico de praticantes de handebol em cadeira de rodasPráticas de gestão do conhecimento no Programa Esporte e Lazer da Cidade e Vida Saudável índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Ciências do Esporte

versão impressa ISSN 0101-3289versão On-line ISSN 2179-3255

Resumo

SANTOS, Patrícia Clara Pereira dos et al. Implicações da dieta hiperlipídica e do exercício de natação sobre os parâmetros imunológicos em ratas. Rev. Bras. Ciênc. Esporte [online]. 2020, vol.42, e2005.  Epub 15-Maio-2020. ISSN 2179-3255.  https://doi.org/10.1016/j.rbce.2018.08.003.

Objetivou-se avaliar alterações imunes, entre obesidade e exercício (natação). Ratas Wistar foram alocadas, conforme regime dietético: Grupo Labina (GL) e Grupo Hiperlipídico (GH); e, aos 60 dias, segundo o exercício. Após protocolo de exercício, avaliaram-se parâmetros murinométricos, gordura visceral, série branca do sangue e cultura de macrófagos. Observamos aumento nos parâmetros murinométricos, na gordura visceral do GH sedentário e nos linfócitos, neutrófilos e basófilos do GH exercitado. A taxa de fagocitose e a produção de óxido nítrico estimulado com lipopolissacarídeos aumentaram nos ratos exercitados. A natação parece reverter o fenótipo de sobrepeso, promovido pela dieta hiperlipídica, atenuou os efeitos dessa no sistema imune e melhorou sua resposta.

Palavras-chave : Dieta hiperlipídica; Exercício físico; Imunidade; Macrófagos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )