SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42Hydration status, sweating rate, heart rate and perceived exertion after running sessions in different relative humidity conditions: a randomized controlled trial índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Ciências do Esporte

versão impressa ISSN 0101-3289versão On-line ISSN 2179-3255

Resumo

PAULA, Sayonara Cunha de; FERREIRA NETO, Amarílio; STIEG, Ronildo  e  SANTOS, Wagner dos. Avaliação educacional: currículos de formação de professores em educação física na América Latina. Rev. Bras. Ciênc. Esporte [online]. 2020, vol.42, e2010.  Epub 15-Maio-2020. ISSN 2179-3255.  http://dx.doi.org/10.1016/j.rbce.2018.09.005.

Este estudo analisa como a avaliação educacional se apresenta nas disciplinas específicas ao tema nos cursos de formação de professores de educação física em oito países da América Latina. De caráter exploratório, assume a crítica documental como abordagem teórico-metodológica e o Iramuteq como ferramenta de análise. Usa como fontes 156 grades curriculares e textos sobre a formação de professores nesses países. Revela que as disciplinas tematizam as dimensões do currículo, avaliação do ensino, da aprendizagem, articulados à educação física. Além disso, a variedade de nomenclaturas agregadas ao mesmo título indica maior distribuição em unidades didáticas nas disciplinas e reduz a discussão de avaliação.

Palavras-chave : Avaliação educacional; Educação física; Formação de professores; América Latina.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )