SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42Dilemas das subáreas sociocultural e pedagógica na pós-graduação brasileira: perspectivas dos pesquisadoresOs usos da teoria sociológica de Pierre Bourdieu em periódicos científicos da área de Educação Física no Brasil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Ciências do Esporte

Print version ISSN 0101-3289On-line version ISSN 2179-3255

Abstract

ALMEIDA, Felipe Quintão de. Pedagogia crítica da Educação Física: uma análise comparada entre o Brasil e a literatura anglófona. Rev. Bras. Ciênc. Esporte [online]. 2020, vol.42, e2065.  Epub Mar 15, 2021. ISSN 2179-3255.  https://doi.org/10.1590/rbce.42.2019-097.

Este ensaio oferece uma análise comparada do desenvolvimento da pedagogia crítica no campo da Educação Física. Examina sua trajetória em duas diferentes paisagens cognitivas. Por um lado, a realidade brasileira e, por outro, a representada pela literatura anglófona. Em termos metodológicos, o estudo opera, como fonte, com importantes livros e revistas publicados nas últimas três décadas no Brasil e no mundo anglófono. Os resultados apontam para afinidades, mas, também, para diferenças na trajetória da pedagogia crítica nos dois universos investigados.

Keywords : Pedagogia Crítica; Educação Física; Crítica Social; Campo Científico.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )