Acessibilidade / Reportar erro

CUTUCANDO ONÇAS COM VARAS CURTAS: O ENSAIO DESENVOLVIMENTISTA NO PRIMEIRO MANDATO DE DILMA ROUSSEFF (2011-2014)1 1 Este artigo apresenta os primeiros resultados da pesquisa “Lulismo e alianças de classe em meio à crise capitalista”,realizada no bojo do projeto coletivo do Centro de Estudos dos Direitos da Cidadania (Cenedic) para o período 2014-2016 (edital MCTI/CNPq No 14/2013). O conteúdo beneficiou-se de entrevistas, das quais somos muito devedores, com participantes dos acontecimentos, mediante garantia de anonimato. Três debates, realizados entre 2014 e 2015, no Cenedic e no Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap),cujo convite agradecemos a Marcos Nobre, foram decisivos para o desenvolvimento das ideias aqui expostas. Agradecemos a todos os que neles fizeram críticas às versões preliminares e aos economistas Luiz Carlos Bresser-Pereira, Pedro Paulo Zahluth Bastos, Leda Paulani e Fernando Rugitsky pela ajuda especializada. O autor, no entanto, assume a plena responsabilidade pelas falhas, defeitos e erros remanescentes.

RESUMO

Diferentes razões apontam para a dissolução da coalizão produtivista e a formação de uma frente única burguesa antidesenvolvimentista. Com a intenção de acelerar o passo do lulismo, Dilma cutucou muitas onças com varas curtas. O ativismo estatal teria alienado camadas de empresários, resultando na unidade abrangente antidesenvolvimentista. Sustentar a ofensiva demandaria sólida aliança interclassista e/ou intensa mobilização dos trabalhadores, o que não foi feito.

PALAVRAS-CHAVE:
Desenvolvimentismo; Partido dos Trabalhadores; Lulismo

Centro Brasileiro de Análise e Planejamento Rua Morgado de Mateus, 615, CEP: 04015-902 São Paulo/SP, Brasil, Tel: (11) 5574-0399, Fax: (11) 5574-5928 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: novosestudos@cebrap.org.br