SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número4Dinâmica espacial e temporal da inovação no estado de São Paulo: uma análise das externalidades de diversificação e especializaçãoA economia da religião e seus fundamentos: teste de um modelo de escolha religiosa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Estudos Econômicos (São Paulo)

versão impressa ISSN 0101-4161

Resumo

FAVERO, Luiz Paulo Lopes. Preços hedônicos no mercado imobiliário comercial de São Paulo: a abordagem da modelagem multinível com classificação cruzada. Estud. Econ. [online]. 2011, vol.41, n.4, pp.777-810. ISSN 0101-4161.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-41612011000400005.

Os modelos de preços hedônicos frequentemente não levam em consideração a natureza hierárquica com classificação cruzada existente no mercado de aluguel de escritórios. Este artigo emprega um modelo multinível com classificação cruzada (HCM2), com o intuito de examinar a influência das características dos imóveis, dos distritos e das zonas comerciais sobre os preços de aluguel em São Paulo. Por meio de uma amostra com 277 imóveis provenientes de 15 distritos em classificação cruzada com 10 zonas comerciais, encontra-se representatividade das características das propriedades, dos distritos e das zonas comerciais, em caráter multinível, para a diferenciação das médias dos preços de aluguel dos imóveis no ano de 2008.

Palavras-chave : preços de aluguel de escritórios; preços hedônicos; modelos multinível com classificação cruzada (HCM2); modelos hierárquicos lineares (HLM).

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons