SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 issue1Infrações ambientais e a reputação do regulador: análise em dados de painel para o BrasilRicardo, o tempo e o valor author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Estudos Econômicos (São Paulo)

Print version ISSN 0101-4161

Abstract

GARCIA, Renato; ARAUJO, Veneziano de Castro; MASCARINI, Suelene  and  SANTOS, Emerson Gomes. Efeitos da qualidade da pesquisa acadêmica sobre a distância geográfica das interações universidade-empresa. Estud. Econ. [online]. 2014, vol.44, n.1, pp.105-132. ISSN 0101-4161.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-41612014000100004.

É crescente o interesse sobre a importância da interação universidade-empresa e como essas relações se conformam no espaço geográfico. Nesse contexto, este trabalho tem o objetivo de examinar os fatores que influenciam a distância geográfica das interações universidade-empresa, com especial atenção para a qualidade da pesquisa acadêmica, além de outros fatores, como os esforços locais de P&D e as características da estrutura produtiva da região. Para isso, foi estimado um modelo empírico que utiliza os dados das interações dos grupos de pesquisa acadêmicos do Diretório dos Grupos de Pesquisa da base Lattes do CNPq. Os resultados mostram que a qualidade da pesquisa acadêmica é positivamente correlacionada com a distância geográfica, o que indica que os grupos de pesquisa com mais elevado desempenho acadêmico tendem a interagir com empresas mais distantes. Porém, não se deve negligenciar a importância das universidades de desempenho acadêmico mais modesto, uma vez que elas são capazes de atender as demandas das empresas locais e colaborar com seus esforços inovativos.

Keywords : interação universidade-empresa; proximidade geográfica; qualidade da pesquisa acadêmica; implicações de políticas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License