SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número2Existe realmente convergência de renda entre países? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Estudos Econômicos (São Paulo)

versão impressa ISSN 0101-4161versão On-line ISSN 1980-5357

Resumo

ANDRADE, Eduardo  e  SOIDA, Ivan. A qualidade do ranking das escolas de ensino médio baseado no ENEM é questionável. Estud. Econ. [online]. 2015, vol.45, n.2, pp.253-286. ISSN 1980-5357.  http://dx.doi.org/10.1590/0101-4161201545221eai.

Este trabalho questiona a qualidade do ranking das escolas do ensino médio baseado no ENEM. Escolas menores tendem a apresentar desempenho: (i) mais extremado; (ii) com flutuações de curto prazo mais significativas; e (iii) com maior peso de “fatores não persistentes" na decomposição da variância da sua nota. Adicionalmente, o ranking tem um componente transitório importante, que tende a desaparecer na edição seguinte. Por fim, a probabilidade de uma escola manter, no futuro, uma determinada posição no ranking é relativamente baixa. Em suma, a qualidade das informações contida no ranking é baixa.

Palavras-chave : ENEM; Educação; Ensino Médio; Rankings.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )