SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 issue3The ideologies of positive economics: technocracy, laissez-faire, and the tensions of Friedman's methodological claims author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Estudos Econômicos (São Paulo)

Print version ISSN 0101-4161On-line version ISSN 1980-5357

Abstract

SCORZAFAVE, Luiz Guilherme; SOARES, Milena Karla  and  DORIGAN, Tulio Anselmi. Vale a pena pagar para desarmar? Uma avaliação do impacto da campanha de entrega voluntária de armas sobre as mortes com armas de fogo. Estud. Econ. [online]. 2015, vol.45, n.3, pp.475-497. ISSN 1980-5357.  http://dx.doi.org/10.1590/0101-416145341lmt.

O objetivo deste trabalho é avaliar o impacto de curto prazo da campanha de entrega de armas (política de buy-back) sobre a incidência de óbitos com armas de fogo no Estado do Paraná. Como neste estado a campanha teve início seis meses antes da campanha nacional (Janeiro/2004), foi possível utilizar o estimador de diferenças em diferenças, em que os municípios paranaenses constituíram o grupo de tratamento e o grupo de controle (formado por alguns municípios das regiões Centro-oeste, Sudeste e Sul do país) foi delimitado com a utilização de técnicas de propensity score matching. Da mesma forma que em outros países que adotaram este tipo de política, não se verificou impacto sobre a taxa de óbitos com armas de fogo durante os seis primeiros meses de campanha no Estado do Paraná, indicando que políticas de buy-back não contribuí ram, pelo menos a curto prazo, para a redução dos crimes envolvendo armas de fogo.

Keywords : Buy-back; Desarmamento; Avaliação; Política pública; Óbitos relacionados a armas de fogo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )