SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número2Corrupção e ineficiência no Brasil: Uma análise de equilíbrio geralMortalidade entre brancos e negros no Rio de Janeiro após a abolição índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Estudos Econômicos (São Paulo)

versão impressa ISSN 0101-4161versão On-line ISSN 1980-5357

Resumo

CAVALIERI, Marco Antonio Ribas  e  CURADO, Marcelo Luiz. As influências norte-americanas de Roberto Simonsen: Controle social, institucionalismo e planejamento. Estud. Econ. [online]. 2016, vol.46, n.2, pp.409-438. ISSN 1980-5357.  http://dx.doi.org/10.1590/0101-416146255mcm.

Este trabalho investiga as influências norte-americanas sobre o pensamento social e econômico de Roberto Simonsen. Simonsen foi bastante influenciado por uma vertente importante das ciências sociais e econômicas norte-americanas, em particular o institucionalismo e a ciência/filosofia do controle social. Adicionalmente, em vista da literatura internacional sobre a história das ciências sociais e da economia nos EUA de início do século XX, o trabalho aqui apresentado aponta no sentido de que o pensamento de Simonsen foi informado por uma corrente do pensamento norte-americano que era bastante moderna e muito influente para aquele período.

Palavras-chave : Roberto Simonsen; Planejamento; Controle social; Institucionalismo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )