SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Who are the visitors of the art museums. Particularities of the publics of the weekends at the Art Museum of Tigre (Argentina) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material

versão impressa ISSN 0101-4714versão On-line ISSN 1982-0267

Resumo

SILVA, JOELMIR MARQUES DA. Restauro e integridade: do concreto ao efêmero. An. mus. paul. [online]. 2020, vol.28, e2.  Epub 07-Fev-2020. ISSN 1982-0267.  https://doi.org/10.1590/1982-02672020v28e2.

Um dos caminhos para o entendimento da noção de integridade é a teoria do restauro por visar à unidade potencial de um bem. A integridade é uma condição para a conservação do patrimônio e vem sendo alvo de debates nas últimas décadas, mas, quando o objeto de análise são os jardins históricos, somos remetidos a outra realidade - a ausência de um aprofundamento teórico e, consequentemente, de uma metodologia para sua verificação. Tal problemática impulsionou a escrita desde artigo que traz um panorama de como a integridade está sendo pensada e discutida e como os jardins históricos estão sendo considerados ante sua efemeridade, já que o elemento principal é o vegetal.

Palavras-chave : Conservação; Patrimônio; Jardim histórico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )