SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número110Pobreza no Brasil contemporâneo e formas de seu enfrentamentoProcessos de globalização e problemas emergentes: implicações para o Serviço Social contemporâneo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Serviço Social & Sociedade

versão impressa ISSN 0101-6628

Resumo

LAVERGNE, Rémi Fernand. Programa Bolsa Família: uma nova modalidade de biopolítica . Serv. Soc. Soc. [online]. 2012, n.110, pp.323-344. ISSN 0101-6628.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-66282012000200006.

O propósito deste artigo é mostrar como o Programa Bolsa Família (PBF) remete a uma forma de biopolítica nos termos evocados por Michel Foucault e inscreve-se numa perspectiva de normalização, funcionando pela norma e pela regulamentação. Busca também evidenciar como o Serviço Social e a educação "por toda a vida" têm um importante papel nos processos de subjetivação e de produção de subjetividades com vistas a incidir sobre a conduta das populações indigentes e marginalizadas.

Palavras-chave : Programa Bolsa Família; Serviço Social; Universalização versus focalização; Educação "por toda a vida"; Biopolítica; Subjetivação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons