SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número111O negro no contexto das novas estratégias do capital: desemprego, precarização e informalidadeA política de emprego no Brasil: o caminho da flexinsegurança índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Serviço Social & Sociedade

versão impressa ISSN 0101-6628

Resumo

BRAZ, Marcelo. Capitalismo, crise e lutas de classes contemporâneas: questões e polêmicas. Serv. Soc. Soc. [online]. 2012, n.111, pp.468-492. ISSN 0101-6628.  https://doi.org/10.1590/S0101-66282012000300005.

O texto apresenta questões e polêmicas relacionadas ao momento atual do desenvolvimento capitalista. Divido a exposição em quatro partes que se relacionam entre elas. Uma primeira discute o capitalismo contemporâneo e as condições de sua crise. A segunda mostra os dados reais que condensam o desenvolvimento contraditório capitalista em dois níveis: barbárie e restauração. A terceira parte levanta algumas questões práticas e teóricas para refletir sobre as condições atuais das lutas de classes. Por último, um breve balanço que sugere alguns caminhos.

Palavras-chave : Capitalismo contemporâneo; Crise contemporânea; Lutas de classes; Partido político; Movimentos sociais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons