SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número123Em busca da flor viva: para uma crítica ao ideário inclusivista em educaçãoUma educação por vir: infância e potência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Educação & Sociedade

versão On-line ISSN 1678-4626

Resumo

GUIMARAES, Denise Azevedo Duarte. O filme O Contador de Histórias e as lições da pedagogia do amor. Educ. Soc. [online]. 2013, vol.34, n.123, pp.591-610. ISSN 1678-4626.  https://doi.org/10.1590/S0101-73302013000200015.

O artigo focaliza o filme O Contador de Histórias (Luiz Villaça, 2009), baseado na autobiografia de Roberto Carlos Ramos: A arte de construir cidadãos - as 15 lições da pedagogia do amor (2004). Para investigar o gênero textual, à luz da relação entre imaginário, tempo e memória, a análise usa os Estudos Culturais, teorias da narrativa e conceitos educacionais. Enfatiza-se como o filme utiliza um tom irônico, porém emocional e poético, para criticar as falhas educacionais da antiga Fundação Estadual para o Bem Estar do Menor (Febem); em contraste com a ação de uma pedagoga francesa que se dedicou à recuperação do garoto, como um emblemático exemplo de inclusão social. Para concluir, a narrativa é investigada em seu propósito pedagógico, enfatizando educação e cultura como efetivos pilares da cidadania.

Palavras-chave : Cinema brasileiro; Autobiografia; Educação; Cidadania.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons