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Educação & Sociedade

versão impressa ISSN 0101-7330versão On-line ISSN 1678-4626

Resumo

SILVA, Cesar Augusto Alves da. EDUCAÇÃO E NÃO EMANCIPAÇÃO: OS LIMITES OBJETIVOS DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NO CAPITALISMO INDUSTRIAL CONTEMPORÂNEO. Educ. Soc. [online]. 2018, vol.39, n.143, pp.439-454.  Epub 05-Fev-2018. ISSN 1678-4626.  https://doi.org/10.1590/es0101-73302018164078.

O presente escrito teve como objetivo analisar a necessidade da educação escolar para o desenvolvimento do ora vigente modo de produção capitalista industrial. Esta análise se baseia na investigação e exposição de Marx dos momentos constitutivos do capital por meio do modo de produção industrial de mercadorias. Em suma, procuramos demonstrar a partir dos escritos, principalmente, de Marx, Adorno e Marcuse que a demanda do modo de produção capitalista por uma massa de indivíduos oriundos da educação escolar não existe, pois a maioria de suas demandas radica nele mesmo, modo de produção, e é solucionada por ele mesmo em seu processo de constituição, não em um elemento externo e ideal, como é o caso da educação escolar.

Palavras-chave : Educação escolar; Capitalismo industrial contemporâneo; Semiformação; Emancipação.

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