SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42EDUCAÇÃO, ESTRUTURAÇÃO IDEOLÓGICA, SUPORTE POR POLÍTICAS SOCIAIS E ESCOLHA ELEITORALHISTÓRIAS DE MULHERES MILITANTES NA PERSPECTIVA DOS(AS) FILHOS(AS): (DES)ENGAJAMENTOS POLÍTICOS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Educação & Sociedade

versão On-line ISSN 1678-4626

Resumo

BARRAULT-STELLA, Lorenzo. SOCIALIZAÇÃO POLITICA DESIGUAL: ELEMENTOS DA “BOA” POLITIZAÇÃO PELA ESCOLA. Educ. Soc. [online]. 2021, vol.42, e241336.  Epub 03-Fev-2021. ISSN 1678-4626.  http://dx.doi.org/10.1590/es.241336_pt.

Com base em levantamentos etnográficos de pais de diferentes origens sociais na França, este artigo contribui para uma sociologia de socialização política por parte da instituição escolar. Reconhecendo a centralidade da escola no contexto francês, esta pesquisa destaca como a instituição molda os padrões de percepção e as disposições políticas dos pais. Entretanto, esses processos de socialização institucional, baseados nas trajetórias escolares, bem como nas prescrições atuais da escola, são muito desiguais. Enquanto os pais com maiores recursos e mais envolvidos na instituição tendem a se adequar às suas expectativas, os dos meios populares se mostram mais desajustados, o que, por sua vez, alimenta comportamentos políticos que levam ao seu desengajamento.

Palavras-chave : Socialização; Politização; Educação; Escola; Pais.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português | Francês     · Português ( pdf ) | Francês ( pdf )