SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número3Determinação de escalas de plantão para militares considerando preferências e hierarquiaImplementando um mecanismo de negociação integrativa: dificuldades e resultados índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Pesquisa Operacional

versão impressa ISSN 0101-7438versão On-line ISSN 1678-5142

Resumo

LIMA, Renato da Silva  e  SILVA, Antônio Nélson Rodrigues da. Pesqui. Oper. [online]. 2004, vol.24, n.3, pp.393-411. ISSN 1678-5142.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-74382004000300004.

O objetivo desse trabalho é avaliar a utilização de um índice global de acessibilidade como padrão de referência para a distribuição espacial dos alunos da rede municipal de educação. Conhecida a localização dos alunos e das respectivas Creches e EMEIs (Escolas Municipais de Educação Infantil) de São Carlos, SP, no ano 2000, foi feita uma avaliação da distribuição real e de diversos cenários alternativos de alocação dos alunos, buscando minimizar os custos de deslocamento. Os resultados mostraram que é possível utilizar o índice proposto para definir níveis de atendimento (cobertura), de acordo com um certo grau de compacidade desejada para a cidade. As hipóteses avaliadas mostraram que é possível obter níveis de cobertura para mais de 95% dos alunos, com níveis de densidade urbanas bastante razoáveis, apenas com a realocação de parte dos alunos, mantido o mesmo número de escolas atuais e com a abertura de apenas uma nova Creche.

Palavras-chave : modelos de locação-alocação; acessibilidade; planejamento urbano.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons