SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36From religious books to novel: the large and select library of the Princess of Brazil, D. Maria Francisca Benedita (1746-1829)The construction of differences: Silva Alvarenga (1749-1814) and the limits of his condition as Your Majesty´s faithful vassal author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


História (São Paulo)

On-line version ISSN 1980-4369

Abstract

CALDEIRA, Ana Paula Sampaio. Ramiz Galvão e a ideia de biblioteca como vitrine da nação: modelos europeus e trocas culturais no processo de modernização da Biblioteca Nacional. História [online]. 2017, vol.36, e24.  Epub Jan 15, 2018. ISSN 1980-4369.  http://dx.doi.org/10.1590/1980-436920170000000024.

Este artigo analisa os impactos da viagem de Benjamin Franklin Ramiz Galvão à Europa, em 1873, para a reformulação da Biblioteca Nacional, instituição dirigida por este intelectual desde 1870. Procurou-se perceber essa viagem como um ponto central no processo de modernização da BN, na medida em que serviu para a alteração de seus estatutos e, em especial, para sintonizar a biblioteca brasileira a outros espaços letrados europeus e também americanos. Inicialmente, o artigo ressalta a importância da viagem na formação intelectual de Ramiz Galvão e aborda também de que maneira deslocamentos como o que fez o diretor da BN evidenciam a estreita relação mantida entre intelectuais e Estado naquele momento. Em seguida, analisa o principal fruto dessa visita à Europa: um minucioso relatório produzido por Galvão sobre o funcionamento das bibliotecas que conheceu. O objetivo foi cotejar essas informações com os Estatutos da Biblioteca Nacional de 1876, buscando perceber como os modelos europeus serviram à formação de um projeto de biblioteca brasileira e também para a criação de uma rotina de serviços para a instituição. Por fim, este estudo analisa como a viagem favoreceu a inserção de Ramiz numa rede de sociabilidade internacional que envolvia livreiros, bibliotecários e bibliófilos e a importância dessa rede no projeto de reestruturação do funcionamento (e da imagem) da Biblioteca Nacional.

Keywords : Biblioteca Nacional; Intercâmbios culturais; Viagens; Ramiz Galvão.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )