SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número2Demografia, planejamento territorial e a questão habitacional: prognóstico da situação habitacional do Litoral Norte PaulistaDiferencial de ganhos entre migrantes e não migrantes em Minas Gerais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Estudos de População

versão impressa ISSN 0102-3098versão On-line ISSN 1980-5519

Resumo

LOBO, Carlos; CARDOSO, Leandro; ALMEIDA, Ivânia Linhares de  e  GARCIA, Ricardo Alexandrino. Mobilidade pendular e a integração metropolitana: uma proposta metodológica para os municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG – 2010*. Rev. bras. estud. popul. [online]. 2017, vol.34, n.2, pp.321-339. ISSN 1980-5519.  http://dx.doi.org/10.20947/s0102-3098a0013.

Não é raro na literatura acadêmica específica haver controvérsias sobre os limites e a própria configuração territorial das regiões metropolitanas no Brasil. Afora a falta de consenso e critérios bem definidos para o estabelecimento desses recortes regionais e político-administrativos, parece relevante considerar o significado da mobilidade pendular como indicador da dinâmica econômica e social metropolitana. O objetivo desse artigo é investigar o nível de integração dos municípios que compõem a Região Metropolitana de Belo Horizonte, tendo como base os fluxos de deslocamentos pendulares. Com informações extraídas dos microdados amostrais do Censo Demográfico 2010, a metodologia apresentada permitiu a proposição, para cada município da região, de um Índice de Integração Regional, derivado da razão de pendularidade interna, razão de conectividade pendular e razão de pendularidade nuclear. Em geral, os resultados indicaram sensíveis diferenças regionais no espaço metropolitano, o que permitiu destacar alguns níveis muito baixos de integração, especialmente para os casos dos municípios de Itatiaiuçu, Itaguara e Baldim.

Palavras-chave : Integração metropolitana; Mobilidade pendular; Região Metropolitana de Belo Horizonte.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )