SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número6Prevalência de infecção por Leishmania chagasi utilizando os métodos de ELISA (rK39 e CRUDE) e intradermorreação de Montenegro em área endêmica do Maranhão, BrasilEstudos sobre os hábitos alimentares de Lutzomyia (N.) intermedia (Diptera, Psychodidae), vetor de leishmaniose cutânea no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Cadernos de Saúde Pública

versão impressa ISSN 0102-311Xversão On-line ISSN 1678-4464

Resumo

BERTOLDI, Andréa D.; BARROS, Aluísio J. D.  e  HALLAL, Pedro C.. Medicamentos genéricos no Brasil: conhecidos por muitos, usados por poucos. Cad. Saúde Pública [online]. 2005, vol.21, n.6, pp.1808-1815. ISSN 1678-4464.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2005000600029.

Este estudo avaliou o conhecimento e utilização de medicamentos genéricos em uma amostra populacional de adultos de uma cidade no sul do Brasil. Os desfechos foram: proporção de genéricos sobre o total de medicamentos usados; conhecimento teórico e prático sobre medicamentos genéricos; estratégias usadas para compra de medicamentos com prescrição médica. O período recordatório para uso de medicamentos foi de 15 dias. A proporção de genéricos no total de medicamentos foi de 3,9%. Enquanto 86,0% sabiam que o preço dos genéricos era menor e 70,0% que a qualidade era equivalente aos medicamentos de marca, apenas 57,0% conheciam alguma característica da embalagem que diferencia os genéricos de outros medicamentos. A maior proporção de uso de genéricos foi encontrada no grupo farmacológico dos antimicrobianos. Um medicamento de marca (com nome comercial semelhante ao genérico) foi erroneamente classificado como genérico através de fotos por 48,0% das pessoas. Entre os indivíduos que compraram medicamentos no período de 15 dias, 18,9% relataram comprar um genérico, mas esse resultado deve ser interpretado com cautela, pois freqüentemente a população não consegue diferenciar os genéricos dos demais medicamentos.

Palavras-chave : Farmacoepidemiologia; Custos de Medicamentos; Uso de Medicamentos; Medicamentos Genéricos; Políticas de Saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons