SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue3Factors associated with smoking in the elderly: a health survey in São Paulo (ISA-SP) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

CAIUBY, Andrea Vannini Santesso et al. Adaptação transcultural da versão brasileira da Escala do Impacto do Evento - Revisada (IES-R). Cad. Saúde Pública [online]. 2012, vol.28, n.3, pp.597-603. ISSN 0102-311X.  https://doi.org/10.1590/S0102-311X2012000300019.

A Escala de Impacto do Evento - Revisada (IES-R) é utilizada no rastreio de transtorno de estresse pós-traumático. O objetivo do estudo foi avaliar a adaptação transcultural da IES-R. Realizou-se a tradução e adaptação da escala para o português do Brasil. Confiabilidade e validade foram avaliadas entre 45 sujeitos distribuídos em 3 grupos de 15: sem transtorno, com transtorno e tratados para transtorno. A confiabilidade foi avaliada pelo Coeficiente de Correlação Intraclasse (ICC) e pelo alfa de Cronbach (α). A validade discriminante foi calculada pela comparação dos escores médios de IES-R nos 3 grupos. A área sobre a curva ROC (AUC) foi avaliada para determinar os pontos de corte com maiores sensibilidade (s) e especificidade (e), utilizando-se a entrevista clínica (DSM-IV) como referência. A IES-R exibiu boa confiabilidade (ICC = 1; α entre 0,75 e 0,93). Os escores médios da IES-R (p‹0,05) e a curva ROC mostraram boa validade discriminante para o ponto de corte de 5,6 (s = 0,80, e = 0,70 e AUC =0,81). A versão brasileira da IES-R apresentou boas propriedades e mostrou-se eficiente no rastreio de transtorno de estresse pós-traumático.

Keywords : Transtornos de Estresse Pós-Traumáticos; Diagnóstico; Estudos de Validação; Tradução (Processo); Questionários.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License