SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número1Ambiente social e hábitos alimentares de risco: um estudo com mulheres adolescentes no México índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Cadernos de Saúde Pública

versão impressa ISSN 0102-311X

Resumo

BORDIN, Isabel A. et al. Child Behavior Checklist (CBCL), Youth Self-Report (YSR) e Teacher's Report Form (TRF): uma visão geral sobre o desenvolvimento das versões originais e brasileiras. Cad. Saúde Pública [online]. 2013, vol.29, n.1, pp.13-28. ISSN 0102-311X.  https://doi.org/10.1590/S0102-311X2013000100004.

O Sistema de Avaliação de Base Empírica de Achenbach para crianças/adolescentes em idade escolar inclui três instrumentos para avaliar problemas emocionais e/ou comportamentais: Child Behavior Checklist (CBCL) [pais], Youth Self-Report (YSR) [adolescentes] e Teacher's Report Form (TRF) [professores]. Este artigo de revisão fornece informações detalhadas sobre o desenvolvimento desses instrumentos nos Estados Unidos e no Brasil, descrevendo as principais alterações em itens, escalas e pontos de corte na pontuação, ocorridas nas versões originais de 1991 a 2001, e o processo de tradução, retrotradução e adaptação cultural dos questionários originais para desenvolver as atuais versões brasileiras oficiais do CBCL, YSR e TRF. A utilidade desses instrumentos em pesquisa e na prática clínica é salientada, mencionando estudos epidemiológicos e de avaliação de intervenções conduzidos no Brasil. Pesquisadores e clínicos são instruídos a respeito do uso correto das atuais versões brasileiras oficiais, dando exemplos de perguntas frequentes, relevantes para o contexto brasileiro.

Palavras-chave : Criança; Adolescente; Saúde Mental; Questionários; Avaliação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons