SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número1Metanálise do uso de redes bayesianas no diagnóstico de câncer de mama índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Cadernos de Saúde Pública

versão impressa ISSN 0102-311X

Resumo

ALMEIDA, Renato Santos de; BOURLIATAUX-LAJOINIE, Stephane  e  MARTINS, Mônica. Instrumentos para mensuração de satisfação de usuários de serviços de saúde: uma revisão sistemática. Cad. Saúde Pública [online]. 2015, vol.31, n.1, pp.11-25. ISSN 0102-311X.  https://doi.org/10.1590/0102-311X00027014.

Questionários para satisfação dos pacientes podem ser uma boa maneira para melhorar a qualidade e discutir aspectos do cuidado centrado no paciente. O objetivo foi conduzir uma revisão sistemática referente a instrumentos já validados para mensuração de satisfação de pacientes em serviços de saúde. A revisão sistemática realizou buscas nas bases MEDLINE/PubMed, LILACS, SciELO, Scopus and Web of Knowledge. A estratégia de busca foi: "Patient Satisfaction" AND "Patient centered care" AND "Healthcare survey OR Satisfaction questionnaire" AND "Psychometric properties". Trinta e sete estudos foram incluídos e quase todos demonstraram que a satisfação é um construto multidimensional. Foram encontrados 34 diferentes instrumentos e a maioria deles possuía as dimensões paciente-profissional da saúde, ambiente físico e processos gerenciais. A pontuação COSMIN em qualidade metodológica dos artigos indicou que a maioria apresenta um valor bom ou médio neste aspecto. Não existe um padrão ouro para mensuração da satisfação do paciente, mas algumas dimensões são essenciais para este construto.

Palavras-chave : Qualidade da Assistência à Saúde; Assistência Centrada no Paciente; Satisfação do Paciente; Psicometria.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )