SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número1Metanálise do uso de redes bayesianas no diagnóstico de câncer de mamaAnálise em multinível da autopercepção em saúde bucal e fatores associados em adultos do Sul do Brasil: um estudo transversal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Cadernos de Saúde Pública

versão impressa ISSN 0102-311X

Resumo

CONDE, Karina  e  CREMONTE, Mariana. Qualidade dos dados de pesquisas sobre o consumo de álcool em estudantes universitários. Cad. Saúde Pública [online]. 2015, vol.31, n.1, pp.39-47. ISSN 0102-311X.  https://doi.org/10.1590/0102-311X00061114.

Diferentes modalidades de pesquisa foram desenvolvidas para avaliar a prevalência e os problemas relacionados ao consumo de álcool. Entretanto, investigações acerca da qualidade desses métodos ainda são escassas em países latino-americanos. O objetivo deste estudo foi avaliar a qualidade dos dados sobre o consumo de álcool resultante de três modalidades de pesquisa: autorreferido online, autorreferido com papel e lápis e entrevista face a face. Os dados foram obtidos de três amostras probabilísticas (n = 60 cada) de estudantes da Universidade Nacional de Mar del Plata, Argentina, utilizando-se o mesmo questionário. A qualidade dos dados foi estimada para cada modalidade usando-se a taxa global de resposta, a taxa de resposta por item e a precisão. A precisão dos dados foi avaliada por meio da porcentagem de consumo excessivo episódico, resultados positivos para AUDIT e consistência interna da AUDIT. As taxas de resposta global e por item foram menores na forma online, mas semelhantes entre os demais métodos. Não foram encontradas diferenças na precisão nas diferentes modalidades.

Palavras-chave : Inquéritos Epidemiológicos; Consumo de Bebidas Alcoólicas; Estudantes.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )