SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número1Qualidade dos dados de pesquisas sobre o consumo de álcool em estudantes universitáriosItinerários terapêuticos de mulheres com diagnóstico de câncer de mama filiadas ao Seguro de Saúde Popular em San Luís Potosí, região central do México índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Cadernos de Saúde Pública

versão impressa ISSN 0102-311X

Resumo

GABARDO, Marilisa Carneiro Leão et al. Análise em multinível da autopercepção em saúde bucal e fatores associados em adultos do Sul do Brasil: um estudo transversal. Cad. Saúde Pública [online]. 2015, vol.31, n.1, pp.49-59. ISSN 0102-311X.  https://doi.org/10.1590/0102-311X00037814.

O objetivo deste trabalho foi avaliar a associação entre aspectos individuais e contextuais com a autopercepção em saúde bucal em moradores do município de São Leopoldo, Rio Grande do Sul, Brasil. É um estudo com delineamento transversal, numa amostra probabilística de 1.100 adultos em 38 setores censitários. A autopercepção foi avaliada por meio do Oral Health Impact Profile (OHIP-14). A análise dos dados utilizou regressão logística multinível. Na análise multivariável, indivíduos do gênero feminino, com idade avançada, piores escores de qualidade de vida e de apoio social, com hábitos alimentares ruins, fumantes e residentes em setores censitários com baixa renda apresentaram maiores chances de relatar pior autopercepção em saúde bucal (OHIP-1). O estudo identificou os fatores associados à autopercepção de saúde nos níveis individual e contextual. Essa é informação imprescindível para o planejamento de serviços de saúde que pretendam atender às necessidades de saúde da população.

Palavras-chave : Análise Multinínel; Saúde Bucal; Qualidade de Vida.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )