SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número4Custo econômico da incapacidade causada por acidentes de trânsito no México no ano de 2012Subestimativa da ingestão energética em amostra probabilística de adultos: o impacto do uso de equações específicas para taxa metabólica basal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Cadernos de Saúde Pública

versão impressa ISSN 0102-311X

Resumo

SOUZA, Martha Helena Teixeira de; MALVASI, Paulo; SIGNORELLI, Marcos Claudio  e  PEREIRA, Pedro Paulo Gomes. Violência e sofrimento social no itinerário de travestis de Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil. Cad. Saúde Pública [online]. 2015, vol.31, n.4, pp.767-776. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/0102-311X00077514.

No ano de 2012, realizamos pesquisa etnográfica com travestis de Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil, por meio de observação participante, entrevistas e acompanhamento de suas vidas cotidianas. Durante esse período, percebemos que as violências física e simbólica e o sofrimento delas decorrentes eram invariantes, condição com a qual tinham que lidar em seus itinerários, em suas práticas e afazeres diários. Este artigo discute as violências vivenciadas nas trajetórias percorridas pelas travestis (família, escola, delegacias, serviços de saúde), procurando, sobretudo, compreender como tais violências estão relacionadas às experiências nos serviços de saúde e como os serviços de saúde por elas acessados reagiram às violências.

Palavras-chave : Travestismo; Violência; Homofobia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )