SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 suppl.1Autoavaliação da saúde em adultos urbanos, percepção do ambiente físico e social e relato de comorbidades: Estudo Saúde em BeagáExcesso de peso em homens e mulheres residentes em área urbana: fatores individuais e contexto socioeconômico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Cadernos de Saúde Pública

versão impressa ISSN 0102-311Xversão On-line ISSN 1678-4464

Resumo

ANDRADE, Amanda Cristina de Souza et al. Contexto social de moradia na prática de atividade física no lazer de residentes de um centro urbano: Estudo Saúde em Beagá. Cad. Saúde Pública [online]. 2015, vol.31, suppl.1, pp.136-147. ISSN 1678-4464.  https://doi.org/10.1590/0102-311X00069514.

Este estudo teve como objetivo estimar a prevalência de atividade física de lazer e investigar sua associação com características contextuais do ambiente social e físico, em diferentes níveis socioeconômicos, utilizando inquérito domiciliar realizado em Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil (2008-2009). A atividade física de lazer foi mensurada por meio do Questionário Internacional de Atividade Física, e o ambiente social e físico por escalas originadas da percepção dos atributos da vizinhança. Foram realizadas análises de regressão logística multinível para cada estrato de níveis socioeconômicos. A prevalência geral de atividade física de lazer foi de 30,2%, sendo 20,2% no nível socioeconômico baixo, 25,4% no médio e 40,6% no nível socioeconômico alto. Maior percepção de coesão social na vizinhança foi associada à atividade física de lazer apenas para o estrato socioeconômico mais baixo, mesmo após o ajuste pelas características individuais. Os resultados evidenciam a importância da coesão social para a promoção da prática de atividade física de lazer em grupos economicamente mais desfavorecidos, reforçando a necessidade de se estimular ações que possam incrementar as relações sociais nesta população.

Palavras-chave : Atividade Motora; Atividades de Lazer; Meio Ambiente; Saúde Urbana.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )