SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 suppl.1Excesso de peso em homens e mulheres residentes em área urbana: fatores individuais e contexto socioeconômicoRedes sociais de homens que fazem sexo com homens: estudo das cadeias de recrutamento com Respondent Driven Sampling em Salvador, Bahia, Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Cadernos de Saúde Pública

versão impressa ISSN 0102-311Xversão On-line ISSN 1678-4464

Resumo

COSTA, Bruna Vieira de Lima; OLIVEIRA, Cláudia Di Lorenzo  e  LOPES, Aline Cristine Souza. Ambiente alimentar de frutas e hortaliças no território do Programa da Academia da Saúde. Cad. Saúde Pública [online]. 2015, vol.31, suppl.1, pp.159-169. ISSN 1678-4464.  https://doi.org/10.1590/0102-311X00027114.

Analisar espacialmente a distribuição e o acesso a estabelecimentos comerciais de frutas e hortaliças no território de uma amostra representativa de polos do Programa Academia da Saúde (PAS) de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Avaliaram-se estabelecimentos contidos dentro de buffers com raios de 1.600 metros a partir de 18 polos amostrados aleatoriamente. A qualidade do acesso às frutas e hortaliças foi avaliada pelo Índice de Acesso a Alimentos em Estabelecimentos (HFSI), composto por variáveis de disponibilidade, variedade e propaganda de frutas e hortaliças e alimentos ultraprocessados. A análise constou do cálculo do estimador de intensidade kernel, método do vizinho mais próximo e função K de Ripley. Dos 336 estabelecimentos, 61,3% eram sacolões e feiras-livres, com mediana de HFSI 11 (5 a 16). Em apenas 17% dos territórios analisados, a maioria dos estabelecimentos da área quente apresentava melhor acesso a alimentos saudáveis, sendo que apenas três áreas apresentaram padrão de aglomeração. Verificou-se acesso limitado a estabelecimentos comerciais que ofertam frutas e hortaliças com qualidade no território do PAS.

Palavras-chave : Comércio; Alimentos; Análise Espacial; Saúde Urbana.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )