SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número10Morbidade, utilização de cuidados curativos e preferências de ponto de entrada aos serviços na área metropolitana de Centro Habana, CubaViolência entre parceiros íntimos e interrupção precoce do aleitamento materno exclusivo nos primeiros três meses de vida índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Cadernos de Saúde Pública

versão On-line ISSN 1678-4464

Resumo

MACCARTHY, Sarah et al. Cuidado com a distância: desafios na implementação rompem o elo entre pesquisa e prática em HIV/AIDS. Cad. Saúde Pública [online]. 2016, vol.32, n.10, e00047715.  Epub 03-Nov-2016. ISSN 1678-4464.  http://dx.doi.org/10.1590/0102-311X00047715.

Estratégias de amostragem como respondent-driven sampling (RDS) e time-location sampling (TLS) são importantes opções metodológicas para acessar populações chaves para a epidemia de HIV/AIDS como homens que fazem sexo com homens (HSH) e mulheres transexuais. Porém são poucos os estudos que avaliam desafios de implementação desses métodos. Objetivamos apresentar os principais desafios na implementação dos RDS no Brasil e TLS no Peru. No Brasil, o local da pesquisa, a seleção das sementes, e o tipo de ressarcimento foram desafios na implementação do RDS-HSH. E no Peru, as questões geográficas, preocupações com segurança, e o tempo necessário para participar no estudo complicaram o TLS com HSH e mulheres transexuais. Pesquisa formativa, participação das populações chaves em todas as fases da pesquisa, e transparência no desenvolvimento do estudo são necessários para utilização prática dos resultados. Melhorar a implementação dessas pesquisas pode contribuir para aumentar o acesso aos serviços de prevenção e controle do HIV/AIDS entre aqueles que mais precisam.

Palavras-chave : HIV; Síndrome de Imunodeficiência Adquirida; Amostragem.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )