SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número3Qual o melhor questionário para avaliar os aspectos físicos de pacientes com osteoartrite no joelho na população brasileira?Avaliação da reprodutibilidade das classificações de Outerbridge e da SFA para lesões condrais do joelho índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Ortopedia

versão impressa ISSN 0102-3616

Resumo

ZEKCER, Ari; SILVA, Ricardo Soares da  e  CARNEIRO FILHO, Mario. Reconstrução anatômica do LCA com duplo feixe: primeiros 40 casos. Rev. bras. ortop. [online]. 2011, vol.46, n.3, pp.262-265. ISSN 0102-3616.  https://doi.org/10.1590/S0102-36162011000300005.

OBJETIVO: Discutir a técnica de reconstrução anatômica do ligamento cruzado anterior (LCA) com duplo feixe, a curva de aprendizado e os resultados preliminares. MÉTODOS: Quarenta pacientes com lesão do LCA foram submetidos à reconstrução anatômica com duplo feixe, utilizando-se do tendão semitendinoso para refazer a banda anteromedial (AM) e gracilis para refazer a banda posterolateral (PL) do joelho. RESULTADOS: Tivemos dois casos de limitação de extensão, sendo que em um deles foi necessária a realização de artrólise artroscópica, e um caso de trombose venosa profunda. CONCLUSÃO: A reconstrução do LCA com duplo feixe se mostrou factível, apesar de apresentar uma maior curva de aprendizado; e as vantagens da técnica proposta ainda deverão ser comprovadas se comparada com a técnica de feixe único.

Palavras-chave : Ligamento Cruzado Anterior [lesões]; Ligamento Cruzado Anterior [cirurgia]; Procedimentos Ortopédicos; Complicações Pós-Operatórias.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons