SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 número4Coordenacao motora durante a marcha apos lesoes no ligamento cruzado anterior: uma revisao sistematica da literaturaInstabilidade mecanica pos-lesao ligamentar aguda do tornozelo. Comparacao prospectiva e randomizada de duas formas de tratamento conservador índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Ortopedia

versão impressa ISSN 0102-3616

Resumo

LOPES JUNIOR, Osmar Valadao  e  INACIO, Andre Manoel. Uso de glucosamina e condroitina no tratamento da osteoartrose: uma revisão da literatura. Rev. bras. ortop. [online]. 2013, vol.48, n.4, pp.300-306. ISSN 0102-3616.  https://doi.org/10.1016/j.rbo.2012.09.007.

Avaliar evidências que apoiem ou refutem o uso de glucosamina e condroitina no tratamento de pacientes com osteoartrose. Foi feita uma revisão da literatura com o uso dos bancos de dados Medline, Pubmed e Cochrane Controlled Trial Register e Cochrane Databases Systematic Reviews (Cochrane Library). Foram considerados apenas estudos com elevado nível de evidências. O estudo incluiu a análise de ensaios clínicos randomizados que incluíram pelo menos 100 pacientes em cada grupo de intervenção, metanálises e revisões sistemáticas. Sete metanálises, uma revisão sistemática e cinco ensaios clínicos randomizados preencheram os critérios de inclusão desta revisão. Frente às melhores evidências existentes até o momento, o uso da glucosamina sulfatada/hidroclorídrica e da condroitina não produz benefícios clinicamente relevantes em pacientes com osteoartrose do joelho e do quadril (nível de evidência I e grau de recomendação A). Futuros estudos com metodologia adequada são necessários para elucidação dessa questão.

Palavras-chave : Condroitina; Glucosamina; Osteoartrose Revisão.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )