SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.55 issue5The Effects of Physical Exercise on Pain Management in Patients with Knee Osteoarthritis: A Systematic Review with MetanalysisFemoroacetabular Impingement and Acetabular Labral Tears – Part 2: Clinical Diagnosis, Physical Examination and Imaging author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Ortopedia

Print version ISSN 0102-3616On-line version ISSN 1982-4378

Abstract

EJNISMAN, Leandro et al. Impacto femoroacetabular e lesão do lábio acetabular - Parte 1: Fisiopatologia e biomecânica. Rev. bras. ortop. [online]. 2020, vol.55, n.5, pp.518-522.  Epub Dec 02, 2020. ISSN 1982-4378.  http://dx.doi.org/10.1055/s-0040-1702964.

O impacto femoroacetabular (IFA) é uma importante causa de dor no quadril, e a principal etiologia da osteoartrose do quadril no jovem. O IFA é caracterizado por alterações sutis da anatomia do acetábulo e do fêmur proximal que podem causar lesões do complexo condrolabial. O lábio é uma estrutura fibrocartilaginosa essencial na estabilidade articular. Três tipos de IFA são descritos: came (onde há uma anesfericidade da cabeça femoral), pincer (onde há uma sobrecobertura acetabular) e misto (que apresenta características de ambos). A etiologia do IFA está relacionada com características genéticas e ambientais. O conhecimento desta doença e sua fisiopatologia é essencial para o tratamento de pacientes que apresentam dor no quadril.

Keywords : quadril; impacto femoroacetabular; lábio acetabular; medicina esportiva; artroscopia de quadril.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )